Área restrita

Notícias

Débito Direto Autorizado começa dia 19 de outubro

Débito Direto Autorizado começa dia 19 de outubro

O grande desafio do Débito Direto Autorizado (DDA) é acabar com a emissão de 2 bilhões de boletos gerados durante o ano, isto é, pilhas e pilhas de papéis. Além disso, o extravio de boletos, erros na leitura do código de barras e pouco prazo para envio da correspondência são outros pontos que levaram a Febraban a desenvolver o novo sistema opcional Débito Direto Autorizado, que começa no dia 19 de outubro.

A princípio, a adesão ao Débito Direto Autorizado será opcional, isto é, o cliente que queira aderir ao sistema deverá assinar um termo no banco em que possui conta informando o seu interesse. A partir desse momento, a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) informará a todos os bancos as pessoas físicas e jurídicas que optaram por receber suas contas eletronicamente.

Vale lembrar que o DDA não obriga o pagamento das contas identificadas, pois cabe ao cliente dizer o que vai pagar ou não. “O comprovante de pagamento também ficará armazenado eletronicamente. Outro ganho é o fluxo de pagamento, que foi reduzido de oito para dois dias.

A princípio, o novo sistema contemplará somente boletos bancários registrados, isto é, as faturas com descritivo dos produtos ou serviços, como cartão de crédito e cota condominial, ficarão para uma segunda etapa, prevista para abril de 2010.

Fonte: Secovi Rio