Área restrita

Notícias

Dicas para trazer claridade ao lar

Nem todas as casas e apartamentos são privilegiados com a entrada de luz natural em abundância, mas, felizmente, existem alguns truques que podem ajudar. E o melhor: nenhum deles envolve derrubar paredes ou grandes reformas! Confira nossa seleção de ideias.

1 Verifique a iluminação já existente
Pode parecer óbvio investir em iluminação, mas verifique se você está fazendo de tudo para valorizar o que possui. Manter as lâmpadas de vidro, por exemplo, pode fazer uma grande diferença. E se as instalações são embutidas, opte por LED, que além de iluminar ainda mais o ambiente, reduz a sua conta de eletricidade.

2 Evite móveis escuros e volumosos
Provavelmente você não notará que o móvel escuro e/ou volumoso está criando certo peso visual no ambiente até substituí-lo. Opte por itens mais leves, cores mais neutras e linhas finas. Eles irão clarear o espaço imediatamente. 

3 Prateleiras abertas
As prateleiras abertas são mais leves visualmente do que os armários. Além disso, podem trazer sensação de profundidade ao ambiente, mesmo que ele seja pequeno.

4 Espelhos
Um dos truques mais usados para aumentar espaços pequenos, os espelhos também refletem a luz, trazendo a sensação de luminosidade aos ambientes. 

5 Revestimentos
A dica aqui é apostar em azulejos claros e que tenham acabamento brilhante, que refletem a luz, como aqueles usados em metrôs. Ótima solução para cozinhas e banheiros escuros. 

6 Arrume tudo!
A desordem parece só intensificar a escuridão de um ambiente – quase como uma caverna! Coloque a mão na massa e organize tudo. Não esqueça de se desfazer dos itens desnecessários!

7 Acabamentos metálicos
Seja na lâmpada, em acessórios decorativos, ou nos móveis, o acabamento metálico ajuda a refletir a luz e iluminar ainda mais o ambiente.

8 Móveis transparentes
Geralmente de acrílico, os móveis e peças transparentes são uma opção para espaços pequenos ou escuros. Isto porque, as peças não possuem peso visual e parecem desaparecer no meio da decoração.

Fonte: Casa e Jardim