Área restrita

Notícias

Saiba como economizar água no banheiro

Com a chegada do verão e, consequentemente, com os dias muito mais quentes, encontrar formas de se refrescar é quase uma questão de sobrevivência. Mas também não é para menos. Com as temperaturas elevadas e a tal sensação térmica aumentando nossa percepção de calor, refrescar-se significa encontrar um oásis no meio do deserto.

Tomar banhos demorados com mais frequência é uma solução que muitos condôminos encontram para afastar a sensação de calor. Nosso corpo agradece, mas o meio ambiente não! Durante o verão, é muito comum o aumento do consumo de água, mas, com algumas atitudes, podemos diminuir o impacto no meio ambiente e ainda reduzir a conta no fim do mês. Confira abaixo dicas para economizar água no banheiro.

Hora do banho, que hora mais feliz e… econômica!

Nada como um bom banho gelado para amenizar o calor, certo? Pois bem, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma pessoa precisa de cerca de 110 litros de água por dia para suprir suas necessidades de consumo e higiene. No Brasil, porém, o consumo de uma pessoa pode ultrapassar 200 litros, e, em dias muito quentes, essa quantidade pode aumentar ainda mais. Porém, é possível  economizar água no banheiro! Veja como!

Dicas:

  1. Por mais gostoso que seja, evite tomar banhos longos! Se, em vez de demorar 15 minutos debaixo do chuveiro, você reduzir o tempo para 5 minutos, cerca de 90 litros de água poderão ser economizados.
  2. Ao se ensaboar e ao lavar o cabelo, feche sempre a torneira! Com esta atitude você estará economizando cerca de 80 litros de água.
  3. Se mesmo com o calorão você prefere tomar banhos quentes ou mornos, deixe um balde dentro do box para recolher a água do chuveiro até que ela atinja a temperatura ideal. Esta água é limpa e pode ser utilizada em diversas atividades dentro de casa. Desde lavar pisos e varandas até mesmo para regar as plantas.

Outras dicas para você economizar:

  1. Além de fechar a torneira ao escovar os dentes, separe um copo com água para enxaguar a boca.
  2. Instalar arejadores nas torneiras é uma boa opção para economizar água. Estas peças misturam ar nos jatos, fazendo com que o volume de água que sai da torneira pareça maior.
  3. Fique atento às borrachas de vedação dos vasos sanitários e, se preciso, troque-as.
  4. É muito importante verificar se existem vazamentos no banheiro. Uma gota por segundo desperdiça até cinco litros de água por dia!
  5. Se você mora em um prédio muito antigo, veja a possibilidade de renovar as peças hidráulicas do banheiro. Peças muito antigas gastam mais água.
  6. Descargas com válvula dupla para caixa acoplada possuem duas opções de descarga: uma para resíduos líquidos e outra para sólidos. Pense na possibilidade de instalar este modelo no vaso sanitário.

Com estas dicas, você irá  economizar água no banheiro e poderá aproveitar o verão de forma mais sustentável! Vale lembrar que, durante esta época, a incidência de chuvas aumenta em várias regiões, portanto trata-se de um bom período para recolher e aproveitar a água da chuva! Compartilhe estas dicas com seus amigos! 🙂

 

Fonte: CondomíniosVerdes